A maioria das mulheres sabe que está grávida se é sexualmente ativas e perdeu uma menstruação. Enjoos, dores nos seios e fadiga também são sintomas comuns no início da gravidez.
Ultrassonografia ou testes de gravidez são os únicos meios de teste imediatos que podem ser realizados para se ter a certeza de que uma mulher está grávida ou não.
É possível fazer um teste de gravidez desde o primeiro dia previsto para a vinda da menstruação. Antes dessa data, o nível de hormônios produzidos pela gravidez é muito baixo para ser detectado pelo teste e pode-se obter um resultado negativo falso.
Caso seja feita uma ultrassonografia, o médico pode dizer exatamente a quanto tempo a mulher está grávida. O médico também pode estimar o tempo de gravidez sem fazer uma ultrassonografia. Um teste de gravidez não pode fornecer essa informação.
Uma mulher também pode fazer sozinha um cálculo razoável do tempo que está grávida. Ela deve descobrir quando foi o primeiro dia de sua última menstruação, incluindo o dia em si e começar contando os dias passados desde então até a data atual.
Mais informações:
Estudos mostram que mulheres são capazes de fazer isso sozinhas.
Um estudo foi realizado com a finalidade de descobrir se as mulheres nos Estados Unidos e na Índia podiam calcular há quanto tempo estavam grávidas. Foram dados calendários e planilhas às mulheres para auxiliá-las a fazer os cálculos. 98 de cada 100 mulheres no grupo de estudo nos EUA e 87 em cada 100 mulheres no grupo de estudos na Índia foram capazes de estimar há quanto tempo estavam grávidas.
Aproximadamente 9 em cada 10 mulheres pode estimar o tempo de gestação com precisão suficiente para usar Mifepristona e Misoprostol sozinhas. Os pesquisadores concluíram: “A grande maioria das mulheres buscando abortos no primeiro trimestre de gestação nesse estudo podiam com precisão calcular a duração da gestação dentro de uma margem de erro clinicamente irrelevante para uso seguro e sem supervisão de abortos induzidos por medicamentos. A maioria das estimativas das mulheres estavam dentro de 1 semana da duração real de suas gestações. Isso estava “dentro das expectativas documentadas para abortos induzidos por medicamentos seguros e eficientes