A curetagem ou dilatação e curetagem (D&C) é uma intervenção cirúrgica que permite retirar os restos do aborto. Por vezes este tratamento é necessário, principalmente quando existem complicações após um aborto médico ou um aborto espontâneo.
Contudo, em alguns países, os médicos estão habituados a fazer curetagens de rotina, mesmo quando não existem razões médicas para tal.
Se você não tiver nenhum sintoma como dor, febre ou hemorragia severa, ou caso ainda esteja sangrando 3 semanas após o procedimento, e a ecografia mostre que ainda existem alguns vestígios no útero (aborto incompleto), você NÃO precisa, necessariamente, de uma curetagem. Pequenos vestígios no útero podem ser tratados com uma dose adicional de Misoprostol. Também é possível esperar a sua próxima menstruação para que os restos sejam eliminados. O útero irá, muito provavelmente, expelir os produtos restantes do abortamento.
A sua menstruação normal deverá regressar 4 a 6 semanas depois do aborto médico. Após a sua primeira menstruarão regular, não deverão permanecer quaisquer restos no útero.
Contudo, caso tenha queixas como febre, dor persistente e hemorragia severa, você precisará de uma intervenção cirúrgica chamada aspiração a vácuo. Pergunte ao médico sobre o tipo de procedimento. É melhor que seja feita uma a aspiração a vácuo do que uma curetagem instrumental ou uma D&C. A aspiração a vácuo é menos dolorosa e tem menos riscos.
Todos os procedimentos devem ser feitos sob anestesia local ou geral!
Mais informações:
Segundo a Organização Mundial da Saúde “Se a mulher está bem, nem a presença prolongada de sangramento , nem a presença de restos de tecido no útero (detectados por ecografia) são indicação para fazer intervenção cirúrgica. Os vestígios de produtos de concepção serão expelidos na próxima menstruação. A evacuação cirúrgica do útero pode ser feita no caso da mulher pedir, se o sangramento for intenso ou prolongado, caso provoque anemia, ou se existir evidência de infecção”.
Se existirem vestígios no útero detectados na ecografia, mas você se sentir bem, o melhor é esperar algumas semanas. Se começar a ter sinais de alguma complicação, deve ir imediatamente ao médico.
A dilatação e curetagem (D&C) só deve ser feita no caso de serem diagnosticadas complicações e caso a aspiração a vácuo não seja possível. A aspiração a vácuo é um método cirúrgico novo e muito seguro, caso lhe deem a possibilidade de escolher o método de intervenção, é mais interessante que escolha a aspiração a vácuo, por ser mais eficiente e segura.